Ontem, quarta-feira (29), o Irã apresentou 3 esquadrões de novos botes voadores, uma versão atualizada desses aparatos, de pequeno tamanho, tem capacidade de patrulhar sobre a superfície marinha com foguetes e mísseis abordo. As vantagens estratégicas mais importantes desses veículos é pode se evadir dos radares inimigos e a rapidez com a qual de desloca na água e logo o levantamento de vôo.
As naves anti-radar chamadas de Bavar-2 (Crença-2 em português), estão equipadas com metralhadoras e câmeras de vigilância, equipamentos de visão noturna e registro de transmissão de dados.
A apresentação ao público foi sincronizada com as celebrações da Semana da Defesa Sagrada. Nessa data, se comemora a resistência do Irã de 8 anos de duração da invasão iraquiana nos anos 80.
O brigadeiro-general Ahmad Vahidi, ministro da Defesa do país, supervisionou a entrega dos botes voadores no complexo naval de Bandar Abbas, instalado no Golfo Pérsico, perto do Estreito de Hormuz. Na ocasião, comentou que a República Islâmica do Irã é “um dos poucos países do mundo a conseguir desenhar e construir e usar botes voadores em um período muito curto”, segundo informa a agência noticiosa iraniana FARS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário