O submarino nuclear estratégico russo “Yuri Dolgoruki” saiu hoje ao Mar Branco para realizar testes e comprovar o funcionamento de seus equipamentos e sistemas, comunicou um porta-voz do estaleiro Sevmash, em Severodvinsk, norte da Rússia.
“O Yuri Dolgoruki se lançou ao mar para comprovar o funcionamento de seus equipamentos e sistemas e o estado de preparação do pessoal”, disse o porta-voz em declaração à RIA Novosti.
O porta-voz lembrou que é segunda prova de mar realizada este ano e que os testes são conduzidos pelo fabricante e que, dependendo de seus resultados nos testes, os testes estatais começariam.
Os submarinos estratégicos do Projeto 955 deverão formar o núcleo de forças estratégicas navais da Rússia depois de 2018, quando serão retirados do serviço ativo os submarinos dos Projetos 941 (Akula) e 667 BDR e 667B Murena (Kal'mar e Murena).
O submarino Yuri Dolgoruki custou 23 bilhões de rublos (US$755 milhões) desloca 24.000 toneladas e mede 170 metros de extensão. Seu armamento deverá incluir 12 mísseis SLBM Bulava-30 com alcance de 8.000km, mísseis esses que são capazes de carregar 10 ogivas de guiamento individual e reentrada múltipla.
A entrega do submarino à Armada Russa foi fixada para o final desse ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário