quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Guerra da Ossétia do Sul: As baixas do "Urso"

Especialistas atribuem a acidentes e fogo amigo um terço das baixas russas na Guerra com a Geórgia

Praticamente um terço das baixas que o Exército Russo sofreu durante “a guerra dos cinco dias” com a Geórgia, em agosto de 2008, são atribuídas aos acidentes nas estradas e fogo amigo, escreveu hoje o jornal digital Gazeta.Ru, depois de obter acesso a um informe de análises do Centro de Análises de Estratégia e Tecnologia.

Segundo a Defesa, a Rússia perdeu 67 militares no conflito da Ossétia do Sul. Os autores do informe, que será apresentado oficialmente na próxima sexta-feira, confirmam em geral estas cifras, embora não possam esclarecer as mortes dos soldados. Indicam que 19 baixas foram resultados de “manuseamento errôneo de armamento”, “fogo amigo” e, especialmente, “acidentes de tráfego”. Esses acidentes de tráfego aconteceram devido ao fato das tropas terem sido transportadas muitas vezes por pressa, de noite e em condições de montanhas. Dos 250 feridos, só 162 foram feridos em combate.

O documento argumento que a Rússia perdeu 6 aviões de guerra, três tanques e 20 blindados ligeiros de blindado de transporte de tropas nos 5 dias de hostilidades. Entretanto, o Ministério da Defesa russo, reconhece oficialmente a perda de 4 aviões e 3 tanques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário