quinta-feira, 29 de julho de 2010

O misterioso CZ 805A

Após a separação efetiva da Tcheca-Eslováquia, em primeiro de janeiro de 1993, a CZ (Czech Armory) ficou em mãos tchecas e a ZVS em mãos eslovacas. Assim somente o primeiro dos países colocou uma data para retirada do serviço ativo do fuzil Sa vz. 58. O ano para isso é o ano de 2010.

Para satisfazer as tropas engajadas em missões internacionais de manutenção de paz, a CZ empreendeu diversas modificações na arma (Sa vz. 58), garantindo com que a arma pudesse atender as necessidades das tropas até o dia de sua retirada de serviço. Dentre essas variantes, podemos mencionar a versão “GREEN” que, como seu nome indica, se caracteriza pelo tom verde que foi pintada em sua totalidade e pela presença de um “muzzle” modificado e mais proeminente.

Outra variante, chamada “UPGRADE” (ou modernizada), conta com quebra-chamas, um guarda-mão dotado de trilhos “Picatinny”, uma empunhadura opcional de polímero, assim como três tipos de coronha para substituir as originais: Uma é similar ao do fuzil alemão HK G36, a outra recorda a da PDW fabricada pela CHOATE para as submetralhadoras MP5 e a terceira é simplesmente uma coronha retrátil da M4 americano. Para as unidades que necessitam de uma arma mais compacta para o fogo automático, a versão civil de cano curto batizada como ZH 2003 Sport.



Mas todas essas variantes são remédios temporários até a implementação de dentro de dois anos do novo fuzil de assalto. Todas as células os tchecos já têm, de momento, adjudicado um novo e misterioso fuzil de assalto da CZ, que na primeira oportunidade que foi apresentado em uma exposição, tivera toda a estrutura coberta com um pano, mostrando apenas uma parte do cano.

Escrevo estas linhas em julho, quando o novo fuzil de assalto CZ S 805A CZ tem apenas um pequeno punhado de imagens, e falta-me uma ficha para que possamos nos aproximar minimamente do seu desempenho.



Comenta-se que a apresentação final será no próximo mês de outubro, durante a Conferência e Exposição sobre o soldado do futuro, na capital tcheca, Praga.

Até agora sabemos que o fuzil em calibre 5.56mm OTAN, muito foi inspirado nas linhas do FN SCAR, terá versões de cano curto, cano padrão e cano longo. A carenagem fará uso extensivo do polímero e seu funcionamento interno é diferente de Sa vz. 58. Os engenheiros da CZ trabalham nesse fuzil desde 2003 e está proposto um lança granadas de 40mm para ser usado debaixo do cano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário