segunda-feira, 26 de julho de 2010

Novas tecnologias para submarinos

Submarinos invisíveis para o inimigo graças às últimas aplicações na nanotecnologia


Os nanotubos de carbono poderiam proporcionar uma tecnologia melhor para o desenvolvimento de submarinos mais silenciosos, com a capacidade de ver outros ‘objetos’ sem deixar de ser invisível para o inimigo. Um artigo publicado no ACS Nano Letters, explica a nova aplicação de uma propriedade já conhecida das lâminas de nanotubos da grossura do cabelo humano, que oferece a capacidade de anular a geraçlão de ruído muito melhor do que qualquer outra tecnologia disponível no momento.

As chapas finas de nanotubos de carbono criam um efeito de som através de um termo-acústica, transformando os impulsos elétricos minúsculos em ondas sonoras através do calor gerado no ar em torno dos nanotubos, quando os impulsos passam por ela. Este efeito foi descoberto e mostrado por um cientista chinês em 2008, mas ainda não foi testado em água.

Agora, engenheiros da Universidade do Texas, em Dallas, mostraram que as folhas de nanotubos, pode produzir um som de baixa freqüência ideal para mapear o fundo do oceano como um sonar, e pode ajustar as frequências para cancelar o ruído de fundo, como o som do submarino se deslocando na água.

Esta capacidade deve ajudar a localizar submarinos inimigos conhecer a sua profundidade, localização e velocidade, sem revelar a própria posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário