A Eurofighter lançou uma nova campanha para afirmar a supremacia do Typhoon contra o Lockheed Martin F-35 em combate ar-ar, descrevendo as simulações interna dando uma vantagem (do Typhoon) sobre uma força de ataque numérica superior de caças F-35.
A campanha visa pôr em xeque as alegações de que a Lockheed F-35 levaria vantagem (6:1) sobre os caças modernos.
Eurofighter também espera dissipar a rastejante aceitação global do Lockeed F-35 como um caça de quinta geração que está implicitamente superior aos caças chamados de quarta geração, como o Typhoon. O desafio aparece como vários países enfrentam decisões sobre a compra de duas aeronaves. Em 20 de julho, a Itália anunciou a decisão de cancelar o planejado upgrande de 25 Thyphoons para o padrão Tranche 3B.
Na opinião da Eurofighter, a compra de F-35s em detrimento dos Typhoons reduz a capacidade geral da Força Aérea. Eurofighter respeita os F-35 como um caça de classe mundial para a missão ar-terra, mas não como um caça no papel tradicional como uma máquina de ar-ar, diz Craig Penrice, um piloto de Typhoon e consultor de marketing.
Lockheed e funcionários do programa afirmaram que os dias do tradicional dogfight não existiram mais. Um vídeo promocional lançado no ano passado do F-35 pela Northrop Grumman, diz por exemplo, que a "manobrabilidade é irrelevante" para um caça moderno. O vídeo mostra o F-35 não pode derrotar os adversários em um dogfight, mas pode disparar mísseis ágeis o suficiente para girar 180 graus.
A Eurofighter, no entanto, afirma que o F-35 é deficitário em vários aspectos, como uma ‘observância’ furtiva muito aquém do que dizem os fabricantes, seu radar é deficitário ao ‘enxergar’ oponentes não-furtivos.
Em uma série de simulação interna, a Eurofighter constatou que quatro Eurofighter Typhoon apoiado por um AWACS, venceu 85% dos combates a oite F-35 carregando uma carga interna de duas bombas Joint Direct Attack Munition (JDAM) e dois mísseis ar-ar, disse Penrice.
Segundo Laurie Hilditch, chefe da Eurofighter para futuras captura de futuros requerimentos, o aspecto frontal do F-35 ser derrotado pelo estacionamento interceptores e AWACS em um ângulo de 25 º a 30 º para o F-35, é o caminho mais provável de aproximação a um alvo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário