sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Rússia deve iniciar a construção do 6º submarino estratégico da classe Borei em dezembro

A construção do 6º submarino estratégico russo da classe Borei deve começar em dezembro próximo, disse nessa sexta-feira (19) o estaleiro Sevmash.

“Em dezembro, se tudo ocorrer bem, nós iremos iniciar a construção de mais um submarino, o Príncipe Suvorov (Knyaz Suvorov). Trata-se de um submarino da classe modernizada Borey-A”, disse o executivo do estaleiro Sevmash, Nikolay Semakov.

O Knyaz Suvorov será o sexto de oito submarinos da classe Borei, classe essa que será a espinha dorsal da força de dissuasão nuclear da Marinha Russa.

A Rússia tem atualmente dois submarinos da classe Borei em serviço: o Yury Dolgoruky e o Alexander Nevsky. O terceiro submarino, o Vladimir Monomakh, está previsto para ser comissionado ainda esse ano.

Os submarino estratégico da classe Borei (Projeto 995), são submarinos de quarta geração e podem deslocar entre 14.720/24.000 toneladas, podem desenvolver uma velocidade entre 15/29 nós, podem mergulhar a uma profundidade de 450 metros. Suas dimensões é de 170x13 e 5x9 metros. Sua tripulação é de 170 homens, incluindo 55 oficiais. São capazes de navegar de forma autônoma durante 100 dias sem subir à superfície. Além do mais, essa classe será portadora regulamentar dos mísseis intercontinentais Bulava. Esses submarinos são dotados com 16 lançadores de mísseis Bulava, os quais têm mais de 8.000 km e que podem portar de 6 a 10 cabeças de guerra nucleares, hipersônicas independentes, de 100 a 150 kilotons. Cada ogiva é capaz de modificar sua trajetória de vôo. Já os submarinos da classe Borei-A pode portar até 20 mísseis intercontinentais navais Bulava.

4 comentários:

  1. Alguém ai sabe quando nós aqui vamos lançar nosso primeiro submarino scorpene ?
    Os navios de patrulha oceânica estão MUITO atrasados na mão da iniciativa privada .

    ResponderExcluir
  2. "Podem mergulhar a uma profundida de 450 metros"oficialmente né porque extraoficialmente eles não revelam a real capacidade de submerção de uma maquina formidavel dessas mas conserteza não deve ser apenas 450 metros.

    ResponderExcluir
  3. Submarinos são muito pesados, 450 metros já é uma baita capacidade, e eles tem interesse em revelar a real capacidade para vendas, a Rússia projeta um submarino desses sabendo que é 1000 vezes mais fácil vender para outros, do que precisar usar em guerra, afinal de contas quem é doido de meter a cara com a Rússia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém vende submarino estratégico, salve uma raríssima exceção como foi entre Rússia e Índia.

      Excluir