quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Russos não querem mais o motor francês TMZ-866.10 para seus tanques


As Forças Blindadas Russas abandonarão o uso do motor francês TMZ-866.10 em seus tanques.

Segundo o jornal russo "Izvestia", o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, propôs a Main Automotive-Armoured Tank Directorate of the Ministry of Defence of the Russian Federation (GABTU) a abandonar o projeto internacional.

Segundo uma fonte militar russa, o motor TMZ-866.10 é fabricado na JSC "Tutaev motor plant" e os militares russos não veem mais sentido na continuação de sua produção. O motor foi projetado para o tanque de batalha T-72, mas os russos não tem planos de modernizar esse modelo. Os tanques principais das Forças Armadas Russa serão o T-90A e o futuro Armata. A fonte disse que o Armata terá um novo motor, o qual está em desenvolvimento.

O T-90 e o T-90AM tem um motor V-92S2 de 1000hp e logo esse novo motor será substituído por motores à diesel de 1,13-1,2 mil hp que está em desenvolvimento na Chelyabinsk Tractor Plant.

O motor TMZ-866.10 de 1-1100 hp, está equipado com uma transmissão automática ESM-350 da empresa francesa RENK. O Departamento de Guerra da Rússia ordenou o financiamento desse motor em 2010 devido a grandes problemas com os motores potentes russos.

Uma fonte ligada ao GABTU disse que o motor francês em tese parece ser ótimo, mas que na prática apresenta problemas.

A Tutaev motor plant disse que o motor TMZ-866.10 é excelente, mas não deu mais detalhes.

Um represente do alto escalão da Tutaev motor plant disse que o motor TMZ-866.10 tem problemas de aquecimento, mas isso é corrigível. Porém eles precisam de 2.3 bilhões de rublos para corrigir esse problema, a GABTU se recusa a financiar esse dinheiro.

Os motores russos V-46 a T-72 e B-84 e B-92 para o T-90 tem câmbio manual com uma unidade separada. Em caso de avaria ou defeito, o motor deve ser removido primeiro já que a transmissão é separada. O TMZ-866.10, por sua vez, a transmissão e o motor forma uma unidade e ela pode ser reparada em 30 minutos.

"Em Chelyabinsk eles destinaram 25 bilhões de rublos (para Chelyabinsk Tractor Plant) estão fazendo um motor de potência semelhante", reclama o representante da Tutaev motor plant.

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