Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Jobim é acusado de ter negociado comissão para comprar 11 navios

Acima o ex-ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim

O ex-ministro da Defesa Nelson Jobim negou ontem, em entrevista ao jornal italiano "La Stampa", a acusação de que teria negociado o recebimento de uma comissão para que o Brasil comprasse navios de fabricação italiana.

A acusação foi feita por Lorenzo Borgoni, ex-funcionário da Finmeccanica (que fabricaria os navios). Segundo ele, a negociação ocorreu entre Claudio Scajola, então ministro de Silvio Berlusconi, e Jobim: "Se fechasse essa venda de 11 embarcações por um total de uns 5 bilhões euros, aproximadamente 11% deste valor seria destinado a Scajola, Massimo Nicolucci e inclusive a Jobim".

Jobim contestou a acusação: "Nunca chegamos a falar de um tema como esse". Segundo ele, o projeto ProSuper, que previa a aquisição de navios com transferência de tecnologia foi cancelado porque não havia recursos no Orçamento.

"Você acha que se eu tivesse recebido algo como 225 milhões de euros eu passaria meus dias entre papeladas e tribunais?", questionou Jobim, que voltou a trabalhar como advogado. Ele disse que não foi assinado "nenhum acordo com a Itália sobre fragatas e que, sobre a comissão nunca se falou nada da nossa parte".

Scajola e Jobim admitiram ter se reunido para discutir a compra, mas negam ter falado sobre propinas: "Na Itália havia crise e tentei vender as embarcações. Era meu dever ajudar o Fincantieri [estaleiros da Finmeccania]", disse Scajola.

10 comentários:

  1. Quem ñ se lembra no governim do FHC como foi feita a compra do SIVAM da região Amazônica? O satélite dos EUA, feito exclusivo para interceptar conversas comerciais, q possuem estações de radar na Inglaterra/Canadá/Austrália q servem só p/esses países mais New Zeland. Assim esse radar=CIA=NSA interceptou as conversas entre um Brigadeiro de nossa Força Aérea (o brigadeiro foi defenestrado, é só perguntar ao pessoal da FAB) e a empresa francesa Thompson e monitorou tb todas as falcatruas possíveis q o governim do FHC sempre permitiu aos EUA. Aí o "BILL PINTON" telefonou p/o nosso "FCH=guapo" e ñ precisa concluir q CIA garantiu à Raytheon vitória sobre a Thomson na venda de radares para o SIVAM (pacote fechado e sem passar TECNOLOGIA, e q a essas horas o Pentágono já monitora em Tempo REAL toda Amazônia do BRASIL. É por isso q tem os caças f-18 na South Colômbia pronto p/responder aos sinais de radares qdo forem precisos e ainda, e mais, a EMBRATEL toma conta das conversas do nosso glorioso Exército q procura comunistas debaixo da cama a mando dos EUA. Bom! O nosso patriotíssimo ex-ministro, amiguinho do FHC, FREQÜENTADOR da casa do embaixador dos EUA, conhecido como JOHNBIM, jamais e em tempo algum se meteria a besta em comprar qq armamento sem o crivo dos EUA=CIA=NSA=FBI=Casa Branca=USNavy=USArmy=USAF ... enfim todas as maracutaias americanas. O BRASIL será sempre SUBSERVIÊNTE aos EUA, protanto é verdade q o JOHNBIM ñ comprou nada da Itália. Se comprasse seria um homem morto, duvdam? Perguntem aos: Juscelino, Jango e Lacerda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, você disse um monte de coisas que não procedem. Caças F-18 na South Colômbia? Quem isso?!

      Excluir
    2. Procedem sim, e ele está mt certo, tem base iankSS em apiay na colombia a uns 100km da fronteria c o BRASIL.Inclusive somo "visitados" pelos drones dos mesmos, tanto q o sr, chaves já derrubou alguns deles...Cara, nosso caça ( o bicudinho ) tem + de 40 anos, o n famoso f-5 M(de mlerda), ñ é páreo p os Su- 29MKS dos Venuzuelanos ou os F-16 e os modernizados Mig dos Peruanos....estamos de mal a pior. Só quero saber paga p gente ficar assim, tão indefesos...Votem no ex-Gal Heleno, assim vai acabar essa n situação de total fragilidade militar.1º -compramos de prateleira, 2º Criamos , poe engenharia reversa...como os /Chineses...Qdo a vítima esta armada o predador dorme com fome e p ontem.

      Excluir
    3. Você sabe o que é uma base militar? Os EUA tinham sim uma presença militar na Colômbia, mas eu não chamo as instalações militares americanas naquele país de bases.

      Aqui tem gente que mal sabe escrever e quer falar de um assunto complexo e técnico como as telecomunicações.

      UAV americano sobrevoando o Brasil? É cada uma...

      Pra começar, os Su-30 da Venezuela nem tem capacidade BVR, nós temos caças com essa características.

      Votar no general Heleno aonde, rapaz? Que cargo eletivo ele se candidatou? Você viaja demais!

      O Brasil não busca armas mais em prateleiras, cidadão. Quem faz isso é justamente a Venezuela que você tanto elogia.

      Excluir
    4. Caro Michel
      Vc ñ sabia q na South Colômbia os EUA colocaram nas bases os Super Hornet f-18? Ou será q ñ leu q eles poderiam bombardear até a Patagônia Argentina, mas o problema é q ñ haviam combustível p/voltarem? A imprensinha fajuta daqui chegou a colocar fotos dos f-18 ao lado dos Tucanos e apareciam tb até os Kfir comprados de iSSrael. Então f-18's e Kfir's para combater as FARC? Como? SIVAM do BRASIL sem abertura dos softwares? Vc sabe, acho até melhor q eu, q esses aviões ñ realizam nada sem apoio logístico de satélites/radares/aviões tanques/ ... etc. Venezuela abram teus olhos q a sua batata está assando!

      Excluir
    5. South Colômbia? Cara, que país é esse? Eu só conheço a República da Colômbia! Os EUA nunca abrigaram caças F-18 E/F Super Hornet na Colômbia, uma vez que se trata de um caça embarcado. Você sabe o que é um caça embarcado? Caça de defesa de frota?

      Excluir
    6. Caro Michel

      Então vc acredita q a ex-Colômbia com assessores militares dos EUA e iSSrael exista como país? Então vc está desejando q a IV Frota se estacione em Recife, daí pra frente é só pegarem as meninhas e tudo certo! BRASIL ficará conhecido: B R A ZZZZ I L. Caro vcs rebateu q ñ existe super hornets na ex-Colômbia, então quais são os aviões do tio sam lá? P-47? Vc sabia q água do Pacífico da ex-Colômbia são monitoradas pela frota inglesa? A desculpa são os submarinos do tráfico. Caso o governo americano da ex-Colômbia faça as pazes com as FARC ñ tem mais motivo p/tamanho aparato militar, mas ñ fique preocupado, a base aeronaval q os EUA estão construindo em Honduras cobrirá tudo! Ñ foi à toa q quase mataram o Zelaya. Olha se ñ me engano f-16 a ex-Colômbia já os tem, aí para diferenciar usam HORNETS ou SUPER HORNETS. Qual a diferença? Matam do mesmo jeito. Os americanos são tão bonzinhos. South Colômbia nova denominação da antiga Colômbia, mais ou menos como os EUA tratam Paquistão e Afganistão= PAKFA. Tá esclarecido!?

      Excluir
    7. olha, eu já vi muita besteira escrita em foruns de defesa, mas até hoje poucas chegaram no nível do anonymous acima, neguinho se acha o dono da verdade e detentor de todo o segredo das teorias conspiratórias, nem pra apresentar um blog fake que confirme um pouco dos absurdos que escreveu...
      Parabéns Michel pela sua paciência...
      eu já teria partido para a porrada e o banimento.
      ABRAÇOS

      Excluir
    8. Meu amigo o hábito de ler e saber o q está lendo incomoda muita gente!

      Excluir
    9. Carlosarguscapopandragons, você teria ter mais respeito com a língua pátria e com a história antes de querer ousar a debater sobre um assunto tão complexo, a geopolítica. O que você pensa da Colômbia só tem valor para a democracia. Você já deu mostras que desconhece a história da Colômbia, bem como os outros assuntos.

      A Colômbia foi sim um país entreguista nos tempos de Uribe, mas agora com Santos as coisas mudaram significativamente. Foi agora no governo Santos que as instalações militares americanas em solo colombiano é inconstitucional. Você sabia disso? Não sabia! Afinal você não conhece a história daquele país.

      IV Frota? O que tem a IV Frota? A IV Frota só existe no papel e na cabeça gente sensacionalista. A IV Frota nunca fez uma operação no Atlântico desde que foi criada, você sabia? A IV Frota não tem um navio se quer, sabia? Não, você não sabia. Você não pesquisa esse tipo de assunto com o mesmo afinco que nós, debatedores sérios do assunto.

      Nunca um caça americano foi abrigado em bases colombianas. Eu refutei seu argumento facilmente ao dizer que os caças F-18 E/F Super Hornet são caças embarcados. Você sabe o que isso quer dizer tecnicamente?

      A Royal Navy não faz patrulha em águas do Pacifico, em especial na região da América do Sul. Não sei de onde você tira essas coisas. Não sei se você sabe, mas a Royal Navy está perdendo muito poder com essa crise. Os ingleses não estão dando conta nem de manter sua frota, querem unir as Marinhas Francesa e Inglesa para fazer frente a Rússia. Como eles estaria monitorando o Pacífico?

      Mataram Zelaya? Isso só existe no seu livro. Viu como você não sabe o que diz?

      A Colômbia nunca teve caça F-16 e mesmo que tivesse esse caça não coloca medo em ninguém.

      Excluir