Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Jornalista francês afirma que Coréia do Norte comprou os Mirage 2000 brasileiros

Pessoal, devido ao “recesso de fim de ano”, deixei passar uma notícia um tanto curiosa: Na França dizem que a Coréia do Norte comprou os Mirage 2000, que há poucos dias deixaram de prestar serviço ativo na Força Aérea Brasileira.

A notícia não foi amplamente difundida, apesar de ser de conhecimento de muita gente.  Desta feita, eu irei replicar o que disseram na França sobre o assunto.

No dia 31/12/2013, um Mirage 2000, cuja matrícula é 4948, base aérea de Anápolis, em Goiás, às 10h42, com destino ao museu da Força Aérea no Rio de Janeiro, onde pousou às 11h53 e ficará como peça de museu.

A aeronave foi pilotada pelo capitão Augusto Ramalho, de 33 anos, fez a última hora de voo do Mirage, do avião que desde 2006 protegia o espaço aéreo do país, em especial, as fronteiras da Amazônia, do Centro Oeste e do o Planalto.

Naquele dia, o clima em na base aérea de Anápolis era um misto de alegria e tristeza. O Mirage 4948 assumiu a prontidão às 8h. "Quando estamos de prontidão, pode soar o alarme a qualquer momento. Temos que sair correndo e entrar no avião. Só saberemos a caminho o que está acontecendo", explica o capitão Ramalho, que tem mais de 2 mil horas de voo na aviação de caça. "Somos chamados para interceptar qualquer avião que sobrevoe aqui sem autorização, seja criminoso ou que esteja sem plano de voo", diz o oficial.

Quem acompanha o blog sabe que para o lugar do Mirage 2000, futuramente o Brasil contará com o caça sueco JAS 39E Gripen. O Gripen, tido como azarão na concorrência da FAB, desbancou o favoritíssimo Rafale, de fabricação francesa. Talvez a escolha surpreendente tenha irritado os franceses, quem embarcaram em uma “guerra midiática” contra nosso país. Por que falo isso? Um portal noticioso francês de nome JOL Press, na figura do jornalista Franck Guillory, afirmou na data de 21/12/2013 que o ditador norte-coreano Kim Jong-um queria organizar um esquadrão kamikaze com os Mirage 2000 brasileiros. Guillory ainda chegou afirmar que o Brasil tinha um acordo secreto com o ditador, o qual faria o país ter lucros generosos.

Em seu texto, Guillory afirma que a Coréia do Norte é incapaz de manter sua frota de caças, bem como não tem combustível para abastecer os mesmos. O jornalista ainda afirma que o país quer utilizar caças obsoletos para lança-los, em caso de necessidade em bases americanas ou alvos selecionados em Seul, capital da sua arque-rival Coréia do Sul.

Por essa afirmativa podemos deduzir duas coisas: O jornalista é leigo no que tange a aviação militar ou essa notícia é um puro “hoax”. Primeiramente, a Força Aérea do Exército Popular Coreana jamais operou um caça de fabricação ocidental, tampouco francês. Adestrar os pilotos norte-coreanos levaria tempo e dinheiro; A Coréia do Norte opera caças mais baratos de se manter e que consomem menos combustível; Se o Brasil vendesse realmente esses caças, quem venderia peças para a manutenção dos mesmo?

Segundo o jornalista francês, a Coréia do Norte poderia pagar entre 50 a US$ 70 milhões pelos 12 caças brasileiros.  Ele ainda afirma que alguns caças chegaram à Coréia do Norte no último dia 2 de dezembro do ano passado, por via marítima, e por responsabilidade brasileira. Segundo ele, os pilotos brasileiros já iniciaram o treinamento dos pilotos norte-coreanos e que os caças já se encontram na Base 1 da Força Aérea Norte-coreana para a instalações de munições NAPALM e de urânio empobrecido.

Vale lembrar que apesar do Brasil ser um dos poucos a ter uma embaixada residente na Coréia do Norte, nossas relações bilaterais são bem modestas. E jamais firmamos uma cooperação técnico-militar ou algo do gênero. Portanto, acho muito difícil essa notícia ser verdadeiros. Ademais, sempre fique com sua opinião.



6 comentários:

  1. Essa história que surgiu na França é lenda, inventam muita coisa sobre a Coreia do Norte, recentemente a própria BBC desmascarou a lenda pra lá de infantil, de que o tio do Kim Jong Un foi devorado por cães, essa história que saiu em um blog humorista na China foi descrita como verdadeira em vários setores da mídia internacional, é claro que no Brasil a VEJA fez uma baita cobertura apresentando um conto de fadas como fato. Aviões velhos a Coreia do Norte já tem de sobra, os norte coreanos começaram desenvolver UCAVS, para ampliarem o poder aéreo e talvez no futuro substituirem a velharia de sua força aérea, em um desfile militar na Coreia do Norte ano passado, exibiram o modelo de UCAV nacional e mais uma versão supostamente similar ao S-300 russo (deve ser bem inferior na prática), como ás mais recentes conquistas do país em defesa militar, não há razão para gastarem com Mirages, da mesma forma que é obvio não compraram MIGS velhos de Cuba como foi divulgado em certos setores da mídia, por mais que seja obvia a explicação do governo cubano que Cuba enviava para modernizar aqueles cacos velhos, mesmo assim teve sempre quem falou que foi C. do Norte que comprou, sendo que a C. do Norte tem aviões daqueles aos montes. Eu não digo que a intenção da mídia francesa tenha sido atacar nesse caso o Brasil, a questão que a Coreia do Norte é frequentemente atacada por todos os lados (na própria reportagem cita que falavam desses aviões para ataques suicidas), até um jogo de basket de exibição promovido por ex astros da NBA na C. do Norte, virou motivos de criticas absurdas na mídia, estão fazendo com o Kim Jong Un o que fizeram com o Saddam, transforma-lo em o vilão da humanidade, a mídia adora isso, e hoje na geração atual simplista de políticos, faltam candidatos a vilões, e Kim caiu bem com esse papel criado na mídia para ele. Outro que vão querer transformar em novo vilão da humanidade, vai ser o Maduro se ele continuar falando alto e grosso, pq e assim se for um boneco controlado é exemplo de democracia para mídia, se não for é ditador.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Não tem nada idiota. Expor um hoax para todos é meu dever.

      Excluir
  3. E a culpa é do Genoíno e do Zé dirceu. O Lula não sabia de nada!

    ResponderExcluir
  4. Que delírio. E outra, se eles ficaram com raivinha, eles já se esqueceram dos subs e dos helis?

    Bom, deixa pra lá.

    ResponderExcluir